top of page

JUNIOR PINHEIRO

// Bateria

NÔ GOMES

// Baixo

TIAGO ANDRADE

// Guitarras

WANDERSON GOMES

// Vocal

A BANDA

A história da Pormenores se inicia em 2012, quando Wanderson Gomes, amigo de longa data de Nô e Tiago (parceiros de composições desde 2006) lhes apresentou um poema cantado sobre as enchentes de 2010 em Murici (a então musicada canção Chuva de Morte, que passou a ser executada ao vivo pela banda a partir de 2015). Deste fato, houveram novas composições em conjunto até a oportunidade de gravar  o EP Coisas Não Ditas em janeiro de 2013, produzido pelo amigo Márcio Jr. A primeira apresentação da banda ocorreu em setembro em 2013 em um pocket show no Instituto SUD em Maceió. contando com a participação de Rafael Andrade, irmão de Tiago, na bateria. O EP foi lançado no dia 27 do mesmo mês.

Possuindo uma sonoridade que revisitava elementos do rock nacional oitentista, conseguiu em 2015 ter uma música circulada no programa de rádio/Podcast Rock For Masses, viabilizando a divulgação por meio da rádio Nova FM de Arapiracano dia 24 de outubro de 2015. Em abril de 2016, Sendo elogiada pelo radialista carioca André Buda em seu programa “O Método Buda do Controle Mental”, a banda teve outra música circulada em rádio, dessa vez na Vinil FM, webrádio de alcance nacional voltado aos consumidores de música alternativa. A transmissão ocorreu em 21 de abril. No dia 26 do mesmo mês, o EP foi relançado pela Crooked Tree Records, selo que a banda passou a fazer parte, contendo uma faixa-bônus (uma versão demo de Inacabado).

Depois de algumas pausas entre 2013 e 2014 devido a mudanças temporárias de Wanderson e Nô para longe de Alagoas, a banda retoma as atividades em 2015, dessa vez com Junior Pinheiro assumindo a bateria.

Em 21 junho de 2015, a banda voltou a se apresentar em Maceió, dessa vez no seu primeiro show oficial. Era o festival Dia da Música, que costuma ocorrer Brasil afora e teve uma edição alagoana organizada pelo coletivo Combo Cultural, e a banda conseguiu alcançar um número significativo de votos para se apresentar. O show abriu a oportunidade para a banda ser convidada para se apresentar novamente na capital pouco tempo depois, no Rock no Quintal (uma festa intimista para celebrar o estilo) em 26 de setembro. Ainda no mesmo ano, em 12 de dezembro, a Pormenores se apresentou no Maceió Independente, um evento promovido para refletir as possibilidades da música independente no estado, organizado por diversos produtores da capital. O evento ocorreu no SESC-Poço um dos mais profissionais locais de eventos musicais do estado.

 

O ano de 2016 marca uma maior aproximação com a terra natal, onde a Pormenores se apresentou em dois shows: o primeiro em 07 de maio de 2016, no Tributo Ao Legião Urbana no Espaço Liverpool, organizado pela Karcará Alternativo, produtora de eventos da cidade. Em 16 de setembro, a apresentação foi na praça Padre Cícero, através do evento Música na Praça. A Pormenores ainda tocaria em um pocket show no campus IFAL da cidade, em apoio às ocupações estudantis, em 27 de outubro. Em maceió, apresentou-se em mais uma edição do Rock no Quintal no dia 22 de outubro e participou da gravação da Live da Pineapple Sessions, em novembro, fechando um ano de mais apresentações.

Em 2017, participou de alguns shows intimistas, como a nova edição do Rock no Quintal, a exibição do EP Coisas Não Ditas no 1º Crooked Tree Records Fest em maio e uma parceria com a banda Fantasmas de Marte no Estúdio Route 66 em junho. Em novembro, se apresentou no Festival Maionese X, em Maceió, e em Murici no palco alternativo da Festa da Natureza em dezembro, sendo estes dois últimos eventos considerados consolidados dentro do circuito musical alagoano.

Atualmente, está trabalhando na pré-produção do primeiro disco de estúdio, programado para sair ainda em 2018.

bottom of page